Projetos STE(A)M #Aprendizagens #Competências: numa perspetiva multi e transdisciplinar de desenvolvimento de competências com recurso à computação e robótica

04-08-2023

Conteúdos

  • Perfil dos Alunos, Aprendizagens Essenciais, Autonomia e Flexibilidade Curricular, DL 55/2018, DL 54/2018, Plano de Transição Digital para a Educação, Pensamento Computacional e a Robótica.
  • A programação e a robótica no Ensino Básico (apresentação e debate sobre referenciais/programas e conhecimento e exploração de projetos/atividades de aprendizagem)
  • Partilha e exploração de experiências e cenários de aprendizagem, nomeadamente as resultantes de trabalhos de projeto STEM e STEAM realizadas com o ecossistema TI-Nspire CX II e TI-Innovator HUB+ROVER e os desenvolvidos no âmbito do projeto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE).
  • Navegar e explorar o repositório da CODE WEEK EU por forma a encontrar recursos mais adequados para um ensino com a codificação e a programação integrados na prática pedagógica. Pesquisa, análise e adaptação de recursos pedagógicos por tipo de recurso, nível de competência, linguagem de programação, assunto, categoria e língua. Como por exemplo os recursos das iniciativas: Coding without computers; Coding for inclusion; Coding@Home e Computational Thinking and problem solving.
  • A Programação com recurso à tecnologia TI-Nspire CX II:
- a linguagem Basic TI-Nspire CX e TI-Python
- a definição de variáveis
- as funções de controlo e de entrada e saída
  • A tecnologia TI-Nspire Innovator Hub e TI-Innovator Rover.
- a linguagem Basic TI-Nspire CX e TI-Python
- o menu Hub – Rover – Read RV Sensors
- o menu Hub - Rover
  • Criação de simples programas para promoção de aprendizagens curriculares.
  • Construção de materiais didáticos com recurso à tecnologia TI-Nspire CX, TI-Innovator Hub e TI-Innovator Rover.
  • Desenho de cenários de aprendizagem e/ou Domínios de Autonomia Curricular promotores de aprendizagens disciplinares, de pensamento criativo e computacional.
  • Realização de atividades e aplicação de cenários em contexto de sala de aula potenciadores de uma aprendizagem STE(A)M, envolvendo a programação e a robótica com recurso à tecnologia.
  • Partilha e reflexão conjunta sobre práticas realizadas com os materiais produzidos e cenários desenhados.
  • Avaliação: apresentação, discussão e análise reflexiva dos trabalhos finais de grupo ou individuais.

Duração50 horas. 25+25
Dias de Duração7
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-118443/22