Novos cenários de aprendizagem: a prática pedagógica na era digital e a biblioteca escolar.

23-01-2023

CONTEÚDOS

Esta ação, 25h presenciais +25h trabalho autonomo (50h), distribuída por 7 sessões:
1ª Sessão (3 horas) - Apresentação da ação: programa, desenvolvimento e avaliação. Orientações curriculares-áreas transversais; a gestão do currículo no contexto dos instrumentos dos planos curriculares. Considerações sobre a oficina: organização, objetivos, metodologia, ferramentas, atividades a desenvolver e avaliação; Contextualização temática com apresentação de recursos digitais adequados.
Criação de diários de aprendizagem (Padlet e Edmodo); Utilização do método expositivo na apresentação da estrutura dos conteúdos.
2ª Sessão (4 horas) - A leitura, a informação, a comunicação e a produção de conhecimento como condição de uma cidadania crítica, criativa, ativa e responsável. A educação para as literacias no contexto da sociedade do século XXI. Análise documental e discussão em trabalho de grupo, privilegiando o debate e esclarecimento de dúvidas; Exploração de sistemas de resposta e votação (Doodle e Formulários Google) e editores de publicação online (Wix, GSites), para trabalhar diferentes organizadores das Aprendizagens Essenciais e reforçar os descritores do Plano de Atividades; Metodologias ativas (Edpuzzle); Exploração de ferramentas para implementação de Metodologias ativas (Edpuzzle).
3ª Sessão (4 horas) - Metodologias ativas para operacionalização das AE - Aprendizagem Baseada em Jogos e Gamificação: Explorar as ferramentas Nearpod, Quizizz e Kahoot.
4ª Sessão (4 horas) - Aprendizagem Baseada em Jogos vs. Gamificação: conceitos, exemplos de experiências e como aplicar na aula; - Práticas e ferramentas de literacia digital e informacional (o professor curador de conteúdos e artefactos digitais); - Troca de experiências e construção de saberes teórico-práticos em grupo.
5ª Sessão (4 horas) - As ferramentas tecnológicas como instrumentos de trabalho inovadores, ativos e promotores do desenvolvimento equitativo das quatro macro competências comunicativas (compreensão oral, compreensão escrita, produção oral e produção escrita) nos diferentes níveis de ensino.Modelos cooperativos cde aprendizagem (Wordwall e Toonytool) - Intervenção permanente dos participantes, com questões pertinentes relativas às matérias teóricas ou práticas
abordadas.
6ª Sessão (4 horas) – Práticas de avaliação formativa; - Procedimentos e Instrumentos de avaliação formativa; - Tarefas de aprendizagem avaliadas com Rubricas e Diário de Aprendizagem; - Estruturação de um e-Portefólio com as estratégias e os produtos criados e partilha de saberes.
7ª Sessão (2 horas) - Apresentação/discussão dos recursos educativos produzidos pelos formandos; - Avaliação dos formandos e da formação. " As aprendizagens essenciais" e o recurso eficaz às novas ferramentas tecnológicas.

Cronograma AE Ribeirão

23 janeiro 2023

06, 13 e 27 de fevereiro de 2023

06,13, 20 e 27 março 2023

Cronograma AECCB

18 de abril 2023

09, 16, 23 e 30 maio 2023

6, 13 e20 junho 2023

Duração25 horas
Dias de DuraçãoEntre 7 e 8, dependendo da turma.
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-109768/20