CONTEÚDOS DA AÇÃO
Módulo 1 - Aprendizagens Essenciais articuladas com o Projeto de AFC e o Perfil do Aluno
1.ª sessão – 3 h
- Considerações sobre a oficina: organização, objetivos, metodologia, ferramentas, atividades a desenvolver e avaliação;
- Contextualização temática com visualização de recursos multimédia adequados;
2.ª sessão – 3 h
- Análise documental e discussão em trabalho de grupo, privilegiando o debate e esclarecimento de dúvidas;
- Exploração de sistemas de resposta e votação (Quizziz, Sli.do) e editores de publicação online (Wix, GSites), para trabalhar diferentes organizadores das AE e reforçar os descritores do PA;
- Exploração de ferramentas para gestão e enriquecimento curricular (Mentimeter, Beekast, etc.);
Módulo 2 - Metodologias ativas para operacionalização das AE 3.ª sessão – 3 h
- Apresentação de estudos de caso e dos resultados de investigação da formadora;
− Discussão e debate sobre as principais diferenças e desafios das abordagens metodológicas passivas e ativas (c/ recursos multimédia);
- Exploração do ciclo da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e criação de infografias;
- Análise de estratégias de aprendizagem colaborativa e cooperativa com resolução de problemas mediadas por tecnologia (Histórias animadas (storytelling), apps, etc);
4ª sessão – 3 h
- Aprendizagem Baseada em Jogos vs. Gamificação: conceitos, exemplos de experiências e como aplicar na aula;
- Práticas e ferramentas de literacia digital e informacional (o professor curador de conteúdos e artefactos digitais);
Módulo 3 – O professor desenhador de experiências/projetos
5.ª sessão – 3 h
- Exploração de técnicas para desenvolver a escuta ativa;
- Preparação de um projeto de leitura (templates Canva ou PostermyWall);
- Criação de guião de projeto interdisciplinar;
6.ª sessão – 3 h
- Organização de projetos de estudo e pesquisa
- Produção de textos e discursos através de mapas concetuais e infografias
Módulo 4 – Práticas de avaliação formativa
7.ª sessão – 3,5 h
- Procedimentos e Instrumentos de avaliação formativa:
- Tarefas de aprendizagem avaliadas com Rubricas e Diário de Aprendizagem;
- Estruturação de um e-Portefólio com as estratégias e os produtos criados e partilha de saberes;
8.ª sessão – 3,5 h
- Apresentação/discussão dos recursos educativos produzidos pelos formandos;
- Avaliação dos formandos e da formação.
CRONOGRAMA
* 29 abril - (9,30h-13,30h)
* 9, 16, 23 e 30 maio (18.30h-21.30h)
* 6 e 17 junho (18.30h-21.30h)
(Nota: a primeira /última sessão são presenciais e as restantes online)
FORMADORA
Adelina Moura
Duração | 50 horas. (25h+25h) |
Dias de Duração | 8 |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-118116/22 |