A Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) preconiza a alteração práticas e métodos pedagógicos centrados nos alunos, em particular no que diz respeito à avaliação, consagrando a “afirmação da avaliação das aprendizagens como parte integrante da gestão do currículo enquanto instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens” (DL 55/2018), salientando-se o caráter formativo da avaliação pedagógica como um dos pilares da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
Importa que os professores consolidem as suas práticas de modo contextualizado e que aprofundem competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação das aprendizagens, nomeadamente, através de desenvolvimento de projetos pedagógicos e didáticos que incluam os documentos do respetivo agrupamento, em torno de práticas de avaliação formativa, feedback, e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação.
Destinadas exclusivamente para os docentes do AE D.Maria II (VNF)
Formadora - Luísa Natália Ferraz
Duração | 6 horas. (3h+3h) |
Dias de Duração | 2 |
Modalidade: | Ação de Curta Duração |
Formação | Geral |
Acreditação | CFAEVNF23.005 |