Conteúdos:
- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE
- Ideias inovadoras do Currículo:
o Matemática para a Cidadania;
o Pensamento Computacional;
o Diversificação de temas no currículo;
o Matemática para todos.
- Os novos módulos e o seu racional:
o Introdução à Inferência Estatística
o Geometria sintética
o Matemática e arte
o Distâncias inacessíveis
o Álgebra de Boole
o Modelos de grafos
o Matemática financeira e fiscal
o Matemática comercial
o Matemática laboral
o Biomatemática
o Criptografia
- Operacionalização das Aprendizagens Essenciais.
- Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas:
o Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos;
o Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo
numérico e simbólico;
o Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a
smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais;
o Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de
problemas.
- Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.
Duração | 50 horas. 25+25 |
Dias de Duração | 10 |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-118154/22 |