Estratégias de capacitação e motivação dos docentes para a transição digital

08-09-2023

FORMADORA

Lurdes Neves

Os docentes necessitam de um conjunto de competências digitais específicas para a sua profissão e de serem preparados para a transição do novo paradigma mas que implicam também novas formas de trabalhar a relação com os alunos, as práticas colaborativas e a liderança em sala de aula e na relação com outros docentes. Deste modo, os docentes poderão ser capazes de aproveitar o potencial das tecnologias digitais para a melhorarem a qualidade do ensino, da relação pedagógica com os seus alunos e, consequentemente da educação em Portugal.

OBJETIVOS

• Capacitar os docentes para a motivação e liderança para a transição digital;
• Desenvolver técnicas facilitadoras de aprendizagem para aplicação aos alunos com vista à assimilação dos conteúdos e à promoção de maior rendimento, concentração memorização.
• Definir estratégias e métodos de concentração que facilitem a aprendizagem com a transição digital;

CONTEUDOS

I- A liderança para a motivação e capacitação dos docentes na transição digital
a. A motivação aplicada à transição digital
b. A liderança em contexto educativo aplicada à transição digital
II- A Psicologia da Aprendizagem e da Memória:
• Modelos teóricos;
• Aprendizagem verbal;
• Aprendizagem de categorias;
• Aprendizagem individual;
• Aprendizagem em sala de aula;
• Aprendizagem em grupo;
III- Psicologia cognitiva e aprendizagem escolar:
• Organização do material a ser aprendido;
• Profundidade e elaboração dos materiais;
• Os efeitos do conhecimento prévio;
• Competências meta-cognitivas (mindmaps) ;
• Algumas sugestões para uma aprendizagem bem sucedida
III- Técnicas de concentração e memorização:
• Técnicas de Visualização; de Auto-controlo; de respiração; Técnicas de ancoragem;
IV- Projetos, Programas de Treino de concentração em sala de aula através do desenvolvimento de competências digitais especificas;
• Projeto de formação-ação e desenvolvimento de materiais a aplicar nas escolas pelos professores para promoção da concentração e memória. •
• Divulgação, avaliação e discussão em público do projeto e dos materiais produzidos e das práticas experienciadas pelos formandos.
• Novas formas de funcionamento da sala de aula:
o Comunidades virtuais de aprendizagem.
o Grupos interactivos;

Duração25 horas.
Dias de Duração8
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-110782/21