CONTEÚDOS
1.ª sessão
Enquadramento legal da educação inclusiva
A intervenção multinível
2.ª sessão
O desenho Universal da Aprendizagem
3.ª sessão
As Perturbações Especificas de Linguagem - definição de conceitos
Desenvolvimento da linguagem;
Diagnósticos no âmbito das perturbações da linguagem;
Perturbações da linguagem e o impacto no desempenho escolar
Reflexões quanto ao trabalho desenvolvidos no AE CCB
4.ª e 5.º sessões
As perturbações de Aprendizagem Específicas: A Dislexia e Comorbilidades associadas (discalculia, disortografia e disgrafia)
A Dislexia – sinais de alerta e critérios de diagnóstico
Tipologias da dislexia
6.ª, 7.ª e 8.ª sessões
Estratégias de intervenção e medidas pedagógicas em contexto
de sala de aula (análise de casos apresentados pelos formandos)
9.ª sessão
As PAE e as adaptações ao processo de avaliação
10.ª sessão
Intervenção nas PAE e PEL no AECCB
SELEÇÂO DOS FORMANDOS
1.ª prioridade - professores do ensino básico e secundário
2.ª prioridade - professores de educação especial
NOTA: A presente ação pode ser considerada como relevante para a dimensão Científico Pedagógica, para os efeitos previstos no artigo 9.º do RJFC, nos termos do artigo 3º do Despacho n.º779/2019 de 18 de janeiro, alterado pelo artigo 2º do Despacho n.º 4840-2023 de 21 de abril .
Duração | 30 horas. |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-126594/24 |