CONTEÚDOS
A - Literacia dos Media e Jornalismo: enquadramento e exploração de conceitos
a) Enquadramento histórico-conceptual da Literacia dos Media;
b) Comunicar no século XXI: do mundo mediado ao mundo sem mediação;
c) O papel do jornalismo nas sociedades democráticas;
d) Ética e deontologia jornalística;
e) Valores-notícia, géneros jornalísticos e fontes de informação;
f) Conjuntura/estrutura dos media;
g) Redes sociais online e validação de informação
h) “Fake news” e o seu impacto social;
i) Jornalismo e participação dos cidadãos;
B – Apresentação e discussão de estudos e conclusões sobre os usos técnicos e culturais de media por jovens
a) O cidadão global competente no século XXI: valores, atitudes, capacidades, conhecimento e compreensão crítica;
b) Competência digital e cidadania democrática: modelos nacionais e supranacionais;
c) Plataformas de difusão e consumo de informação (texto, áudio, imagem e vídeo): usos e práticas em Portugal e no mundo;
d) Análise de estudos de caso que cruzam Literacia dos Media e Jornalismo, de países como Portugal, França, Suécia, Canadá, Austrália, Nova Zelândia ou Estados Unidos da América;
C – Organização de trabalhos de projeto a desenvolver com alunos
a) Análise e discussão de atividades de Literacia dos Media já desenvolvidas por professores do Básico e do Secundário, envolvendo alunos;
b) Conceção dos projetos (sob orientação dos formadores);
c) Execução dos projetos (com acompanhamento presencial e em e-learning dos formadores);
d) Validação e discussão dos projetos entre os formandos e com os formadores;
D – Exploração de recursos práticos com aplicação pedagógica
a) Análise crítica de conteúdos jornalísticos a partir dos exemplos fornecidos pelo manual de apoio à formação;
b) Produção de conteúdos jornalísticos: atividades de role play (a partir dos exemplos fornecidos pelo manual de apoio à formação);
c) Publicação e disseminação de conteúdos jornalísticos em multiplataforma;
d) Atividades pedagógicas propostas em publicações internacionais (Conselho da Europa, Unesco, CLEMI…);
E – Preenchimento de fichas para o livro de práticas sensíveis
a) Apresentação do modelo de ficha (objetivos e definição da atividade, desenvolvimento da atividade, validação da atividade);
b) Apresentação do modelo de edição do livro de práticas sensíveis.
NOTA
A presente ação pode ser considerada como relevante para a dimensão Científico Pedagógica, para os efeitos previstos no artigo 9.º do RJFC, nos termos do artigo 3º do Despacho n.º779/2019 de 18 de janeiro, alterado pelo artigo 2º do Despacho n.º 4840-2023 de 21 de abril .
Duração | 40 horas. (20+20) |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-133000/24 |