Esta é uma ação integrada no Plano Nacional das Artes
Formadora - Susana Maria de Quintanilha e Mendonça Mendes Bicho
___________________
CONTEÚDOS
1 - Afinal, tudo é património? Conceito e diversidade do Património – 05.00 h
- Património natural # cultural e material # imaterial
- Património vivo: A Árvore dos Patrimónios
- Escalas de Património
- Cultura contemporânea, Património e Identidade
2 - Como aprender com o património que vive à nossa volta? Património como recurso educativo – 12.00 h
- A educação patrimonial: interdisciplinaridade e interculturalidade. O papel transversal do Património nas aprendizagens
- A construção da Árvore. Estratégias de comunicação e construção de aprendizagens
- O património da escola e a escola como património
- Património arquitectónico: enquadramento e exemplos de exploração pedagógica de um monumento ou edifício.
- Património urbano: enquadramento e exemplos de exploração pedagógica de um centro urbano.
- Património museológico: enquadramento e exemplos de exploração pedagógica do acervo
- Património imaterial: enquadramento e exemplos de exploração pedagógica de uma festa, tradição ou instituição cultural.
- Património natural: enquadramento e exemplos de exploração pedagógica de um espaço de natureza
3 - Porquê ensinar o património? Património e sustentabilidade – 08.00 h
- Património e ameaças. O Património como recurso não renovável.
- A protecção do Património em Portugal.
- Património Mundial e a UNESCO.
- Património como recurso para o desenvolvimento sustentável. O papel do cidadão e da comunidade
- A última folha da Árvore. Atitudes e compromissos
Duração | 50 horas. (25h+25h) |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-132309/24 |