Projeto (Co)PIPA - Colaborar para Promover a Inovação Pedagógica no Agrupamento de Escolas D. Maria II

14-10-2024

Conteúdos

  • Mentoria/coaching entre pares
    Estratégias para diferentes perfis de alunos
    Abordagens Pedagógicas Inclusivas
    Modalidades e Funções da avaliação; Fatores que condicionam a avaliação; Métodos de avaliação
    Supervisão das Práticas Pedagógicas

Objetivos:

  • Constituir uma comunidade de aprendizagem para a implementação de medidas orientadas para todos os alunos (Desenho Universal para a Aprendizagem - DUA);
  • Aprendizagem de metodologias com recurso a ferramentas digitais com potencial para assegurar a inclusão da sala de aula (Peer review; Tertúlias dialógicas na sala de aula; Brainstorming Chuva de ideias (mentimeter); Cooperação na sala de aula;
  • Implementar metodologias de trabalho colaborativo em sala de aula com recurso a ferramentas digitais Peer review; Tertúlias dialógicas; Brainstorming (e.g. Mentimeter) e Cooperação na Sala de Aula.
  • Implementar mecanismos de mentoria/coaching entre pares na sala de aula focada na apropriação das metodologias inclusivas.
  • Partilhar práticas pedagógicas;
  • Reflexão conjunta para identificação de boas práticas;
  • Discutir as potencialidades da avaliação formativa no Ensino Básico e elaborar instrumentos de avaliação;
  • Fundamentar decisões sobre a avaliação dos alunos;
  • Implementar de mecanismos de mentoria/ coaching entre pares.

De outubro de 2024 a Julho de 2025.

Sessões presencias: última quarta-feira de cada mês depois das 17h30 (horário a ajustar depois)

Duração26 horas. (17h+9h)
Dias de Duração10
Modalidade:Círculo de Estudos
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-125077/24