Conteúdos
- Mentoria/coaching entre pares
Estratégias para diferentes perfis de alunos
Abordagens Pedagógicas Inclusivas
Modalidades e Funções da avaliação; Fatores que condicionam a avaliação; Métodos de avaliação
Supervisão das Práticas Pedagógicas
Objetivos:
- Constituir uma comunidade de aprendizagem para a implementação de medidas orientadas para todos os alunos (Desenho Universal para a Aprendizagem - DUA);
- Aprendizagem de metodologias com recurso a ferramentas digitais com potencial para assegurar a inclusão da sala de aula (Peer review; Tertúlias dialógicas na sala de aula; Brainstorming Chuva de ideias (mentimeter); Cooperação na sala de aula;
- Implementar metodologias de trabalho colaborativo em sala de aula com recurso a ferramentas digitais Peer review; Tertúlias dialógicas; Brainstorming (e.g. Mentimeter) e Cooperação na Sala de Aula.
- Implementar mecanismos de mentoria/coaching entre pares na sala de aula focada na apropriação das metodologias inclusivas.
- Partilhar práticas pedagógicas;
- Reflexão conjunta para identificação de boas práticas;
- Discutir as potencialidades da avaliação formativa no Ensino Básico e elaborar instrumentos de avaliação;
- Fundamentar decisões sobre a avaliação dos alunos;
- Implementar de mecanismos de mentoria/ coaching entre pares.
Sessão | Data | Horário | Conteúdo | Duração | Obs |
1 | 27/11/2024 | 18h00 | Definição de objetivos, tarefas e avaliação. Constituição de pares/Equipas Pedagógicas | 1 h | ONLINE |
2 | 4/12/2024* | 18h00 | Sessão com especialista: Mentoria entre pares e desenvolvimento profissional. Metodologias inclusivas na sala de aula. | 2 h | ONLINE |
3 | 8/1/2025 | 17h30 | Metodologia “Peer review” | 1,5h | Presencial |
4 | 29/1/2025 | 17h30 | Reflexão sobre a 1ª implementação voluntária em sala de aula | 1,5h | Presencial |
5 | 5/2/2025* | 18h00 | Sessão com especialista: trabalho cooperativo nasala de aula | 2h | ONLINE |
6 | 26/2/2025 | 17h30 | Metodologia cooperativa: folha giratória (?) | 1,5 h | Presencial |
7 | 26/3/2025 | 17h30 | Reflexão sobre a 2ª implementação voluntária em sala de aula | 1,5 h | Presencial |
8 | 23/4/2025* | 18h00 | Sessão com especialista: Metodologias inclusivas com recurso ao digital | 2h | ONLINE |
9 | 7/5/2025 | 17h30 | Metodologia inclusiva com o digital | 1,5h | Presencial |
10 | 28/5/2025 | 17h30 | Reflexão sobre a 2ª implementação voluntária em sala de aula | 1.5h | Presencial |
11 | Data a definir | Hora a definir | Jornadas Pedagógicas – Partilha com a comunidade educativa | 1 h | Presencial |
*Datas sujeitas a confirmação
Duração | 26 horas. (17h+9h) |
Dias de Duração | Entre 10 e 11, dependendo da turma. |
Modalidade: | Círculo de Estudos |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-125077/24 |