OBJETIVOS
En q u ad ram en t o
O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) trouxe novas exigências para a educação, tornando essencial que os professores desenvolvam competências digitais que permitam um ensino alinhado com as necessidades do contexto social atual.
Esta ação de curta duração (ACD) permite
- aprofundar a sua literacia científica e tecnológica em tecnologias de informação e comunicação (TIC), através de ferramentas que os leve a adquirir as competências digitais necessárias para ensinar num contexto digital mais exigente;
- desenvolver práticas pedagógicas inovadoras que permitam aulas de língua materna /não materna/estrangeira mais dinâmicas e variadas, alinhadas com as necessidades e competências dos alunos, de acordo com o PASEO;
- reforçar a confiança dos professores, no sentido de integrarem as tecnologias digitais (com ou sem Inteligência Artificial (IA) no ensino de línguas, promovendo, assim, uma aprendizagem ativa, diversificada e adaptada aos interesses e às necessidades dos alunos. A formação digital dos docentes torna-se, portanto, um recurso indispensável para transformar o ambiente educativo e aproximá-lo da realidade digital dos estudantes, preparando-os para o HOJE. essencial.
Com o apoio dos professores desta comunidade, o projeto pretende contribuir para a mudança de práticas e para que todos os alunos possam alcançar o sucesso escolar, facilitando a educação inclusiva.
Ob j et ivo s
Esta ACD constitui uma atividade de disseminação da 1.ª edição do Workshop "Using Information and communication Technology in Support of language Teaching and Learning - ICT-REV" e tem os seguintes objetivos:
1 - dar a conhecer o contexto, objetivos e impacto do Workshop ICT-REV;
2 - aprofundar a sua literacia científica e tecnológica em tecnologias de informação e comunicação (TIC), através de ferramentas que lhes permitam adquirir as competências digitais necessárias para ensinar num contexto digital mais exigente;
3 - desenhar práticas pedagógicas inovadoras que permitam aulas de língua materna/não materna/estrangeira mais dinâmicas e variadas, alinhadas com as necessidades e competências dos alunos;
4 - criar um “e-book” digital com o intuito de dar a conhecer as "Learning Activities" aplicadas às línguas concebidas na ACD.
CONTEÚDOS
Introdução ao ECML (Centro Europeu de Línguas Modernas); Partilha de experiências e conhecimentos no âmbito da utilização das TIC no apoio à aprendizagem e ensino de línguas:
a) partilha de atividades de ensino de sucesso;
b) exploração dos princípios pedagógicos da aprendizagem de línguas: importância do trabalho em grupo e o papel das TIC;
c) exploração do Inventário ICT-REV;
d) análise e melhoria de atividades de ensino/formação que necessitam de aperfeiçoamento, com foco na identificação de problemas e soluções;
e) desenho de uma atividade de aprendizagem;
f) reflexão sobre os princípios pedagógicos baseada nas discussões e atividades realizadas.
Duração | 6 horas. (3h+3h) |
Dias de Duração | 2 |
Modalidade: | Ação de Curta Duração |
Formação | Geral |
Acreditação |