Calendarização - 18 janeiro 10h-13h no AE Camilo Castelo Branco
Razões justificativas
O Projeta-Me é uma iniciativa, do Plano Nacional das Artes, e pretende explorar diferentes linguagens expressivas e o desenvolvimento de aprendizagens, mediante processos cognitivos multidisciplinares nos domínios da Educação Artística.
Este recurso propõe uma série de atividades com transparências e objetos organizados numa caixa, para uso em retroprojetor, que procuram a representação de significados e narrativas, estimulam a invenção de imagens visuais, musicais e do movimento do corpo, pela projeção de luz, sombra e reflexão. A caixa abriga um conjunto de imagens em transparências e objetos, que materializam ações pedagógicas para educação e para a promoção da criatividade numa abordagem centrada no desenvolvimento da criança/aluno e no seu papel ativo no processo de aprendizagem.
As estratégias pedagógicas têm abordagens transdisciplinares que podem decorrer com a apresentação de assuntos/temas ou pela indagação ou resolução de problemas; de forma lúdica, orientadas para o jogo, o desafio, procuram a representação de significados e narrativas nos conteúdos das diferentes áreas curriculares — que se materializam na construção de imagens do mundo, na experimentação de
sensações, na aventura pelo conhecimento que projeta(-me) e cria relações com os outros.
Objetivos
Compreender esta iniciativa, do PNA, no âmbito das Orientações Curriculares da Educação Pré-escolar e das Aprendizagens Essenciais das componentes curriculares dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.
• Explorar diferentes linguagens expressivas e o desenvolvimento de aprendizagens, mediante processos cognitivos multidisciplinares.
• Integrar um conjunto de ações estimuladas pela invenção de imagens visuais, musicais e do movimento do corpo.
• Explicar o funcionamento de uma caixa do Projeta-me, que abriga um conjunto de imagens em transparências e objetos, que materializam as ações pedagógicas.
• Expor as estratégias pedagógicas para as atividades do ProjetaMe, pela apresentação de assuntos/temas ou pela indagação ou resolução de problemas; de forma lúdica, orientadas para o jogo, o desafio, procurando a representação de significados e narrativas numa abordagem transdisciplinar.
Duração | 3 horas. 3 |
Dias de Duração | 1 |
Modalidade: | Ação de Curta Duração |
Formação | Geral |
Acreditação |